O que é um blog?
Um blogue[1][2][3] (em inglês: blog)
(contração dos
termos em inglês web e log,
"diário da rede") é um sítio eletrónico cuja estrutura permite a atualização
rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos,
ou postagens ou publicações. Estes são, em geral, organizados de forma
cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por
um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre
um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online.
Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias
relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma
a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Saiba
mais... https://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
Os
blogs aproximam as pessoas, as ideias, permitem reflexões e trocas de experiência
Blog –
permite, além do diálogo, a publicação da produção individual e coletiva dos
alunos, comentários e contribuições de visitantes. São importantes para uma
abordagem sóciointeracionista do ensino e da aprendizagem, já que possibilitam
a coautoria.
Vale a pena
assistir...
Como
utilizar o blog nas tutorias:
Publicar
textos referentes ao conteúdo estudado durante a semana, postar novos links
para aprofundamento e os alunos podem e devem comentar.
Publicar
as atividades realizadas nos seminários e tutorias e, também, fotografias.
Lançar
propostas de investigação sobre um determinado tema de estudo.
Colocar
avisos.
Produção
de resumo sobre o conteúdo estudado na semana.
Conversação
sobre os assuntos iniciados nas seções de tutoria.

Essa postagem atendente a uma atividade do Curso Tutoria em EaD
ResponderExcluirOlá Palloma, boa noite!
ResponderExcluirSeu blog é profissional! Gostei muito! E o texto também é interessante e explicativo. Obrigada pelas informações.
Abraços, Ana Valéria
Obrigada Ana Valéria. Não é profissional não... Criei para o curso. Mas pretendo continuar usando.
ExcluirAbraços.
Olá, Palloma. Parabéns pelo Blog, é realmente bem explicativo. Embora tenha sido criado para o curso em EAD, pode mesmo ser aproveitado para o seu trabalho docente. Um abraço, Tutora Milene.
ResponderExcluirOlá Milene,
ExcluirCom certeza os blogs se configuram uma excelente ferramenta no trabalho docente.
Oi Palloma, ficou bem bonito o seu blog. Entretanto, pelo que entendi do enunciado, era pra gente falar de duas ferramentas e mostrar como podemos aplicar no contexto das nossas tutorias. Você falou bem sobre o blog, mas acho que precisa falar de mais uma.
ResponderExcluirSobre a aplicação no curso, acho que ficaria interessante falar sobre um exemplo específico da sua tutoria.
No meu caso (curso de computação), não sei se blog seria uma ferramenta tão legal. A única forma que eu vejo dos alunos usarem é pedindo para que eles publiquem uma pesquisa sobre um assunto nesse formato. Ferramentas para atividades práticas são mais úteis para o meus curso.
Um abraço,
Obrigada Leandro pela dica. Vou fazer uma nova postagem falando de outra ferramenta.
ExcluirOlá Palloma,
ResponderExcluirMas que ótima idéia apresentar um blog!Eu não sou uma pessoa ligada em tecnologias e nunca segui nenhum blog, sabia o que era, já havia aleatoriamente lido textos em blogs, mas sua introdução me foi muito instrutiva. Eu já tentei seguir as ferramentas para construir o meu, mas ainda não consegui concluir... Parabéns pela idéia, Ana Carolina
Oi Palloma,
ResponderExcluirSeu texto é muito bom, antes dessa leitura não tinha a percepção de como poderia ser utilizado em uma tutoria.
Abraços,
Lilian
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Palloma parabéns pelo blog. Achei bem bonito, explicativo e gostei de como você mostrou o uso da ferramenta na tutoria e como pode gerar um aumento na interação entre os alunos.
ResponderExcluirAbraços,
Renan
Oi Palloma!
ResponderExcluirGostei muita da sua explanação sobre blog e achei que o vídeo enriqueceu e muito o seu trabalho, afinal na EaD é muito importante buscar utilizar o maior número de ferramentas possíveis.
Abraços, Suellen
Palloma, seu blog ficou bem interessante! A imagem ficou atraente e o vídeo sugestivo.
ResponderExcluirPena que você citou apenas uma ferramenta: o blog.
Parabéns pela entrega da atividade!
Abraços, Vânia Musse