domingo, 18 de junho de 2017

Atividade do Curso Tutoria

O que é um blog?
Um blogue[1][2][3] (em inglês: blog) (contração dos termos em inglês web e log, "diário da rede") é um sítio eletrónico cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou postagens ou publicações. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.
Os blogs aproximam as pessoas, as ideias, permitem reflexões e trocas de experiência
Blog – permite, além do diálogo, a publicação da produção individual e coletiva dos alunos, comentários e contribuições de visitantes. São importantes para uma abordagem sóciointeracionista do ensino e da aprendizagem, já que possibilitam a coautoria.

Vale a pena assistir...

Como utilizar o blog nas tutorias:
Publicar textos referentes ao conteúdo estudado durante a semana, postar novos links para aprofundamento e os alunos podem e devem comentar.
Publicar as atividades realizadas nos seminários e tutorias e, também, fotografias.
Lançar propostas de investigação sobre um determinado tema de estudo.
Colocar avisos.
Produção de resumo sobre o conteúdo estudado na semana.

Conversação sobre os assuntos iniciados nas seções de tutoria.

13 comentários:

  1. Essa postagem atendente a uma atividade do Curso Tutoria em EaD

    ResponderExcluir
  2. Olá Palloma, boa noite!
    Seu blog é profissional! Gostei muito! E o texto também é interessante e explicativo. Obrigada pelas informações.
    Abraços, Ana Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Valéria. Não é profissional não... Criei para o curso. Mas pretendo continuar usando.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá, Palloma. Parabéns pelo Blog, é realmente bem explicativo. Embora tenha sido criado para o curso em EAD, pode mesmo ser aproveitado para o seu trabalho docente. Um abraço, Tutora Milene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene,
      Com certeza os blogs se configuram uma excelente ferramenta no trabalho docente.

      Excluir
  4. Oi Palloma, ficou bem bonito o seu blog. Entretanto, pelo que entendi do enunciado, era pra gente falar de duas ferramentas e mostrar como podemos aplicar no contexto das nossas tutorias. Você falou bem sobre o blog, mas acho que precisa falar de mais uma.

    Sobre a aplicação no curso, acho que ficaria interessante falar sobre um exemplo específico da sua tutoria.

    No meu caso (curso de computação), não sei se blog seria uma ferramenta tão legal. A única forma que eu vejo dos alunos usarem é pedindo para que eles publiquem uma pesquisa sobre um assunto nesse formato. Ferramentas para atividades práticas são mais úteis para o meus curso.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leandro pela dica. Vou fazer uma nova postagem falando de outra ferramenta.

      Excluir
  5. Olá Palloma,
    Mas que ótima idéia apresentar um blog!Eu não sou uma pessoa ligada em tecnologias e nunca segui nenhum blog, sabia o que era, já havia aleatoriamente lido textos em blogs, mas sua introdução me foi muito instrutiva. Eu já tentei seguir as ferramentas para construir o meu, mas ainda não consegui concluir... Parabéns pela idéia, Ana Carolina

    ResponderExcluir
  6. Oi Palloma,

    Seu texto é muito bom, antes dessa leitura não tinha a percepção de como poderia ser utilizado em uma tutoria.

    Abraços,
    Lilian

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Palloma parabéns pelo blog. Achei bem bonito, explicativo e gostei de como você mostrou o uso da ferramenta na tutoria e como pode gerar um aumento na interação entre os alunos.
    Abraços,
    Renan

    ResponderExcluir
  9. Oi Palloma!
    Gostei muita da sua explanação sobre blog e achei que o vídeo enriqueceu e muito o seu trabalho, afinal na EaD é muito importante buscar utilizar o maior número de ferramentas possíveis.
    Abraços, Suellen

    ResponderExcluir
  10. Palloma, seu blog ficou bem interessante! A imagem ficou atraente e o vídeo sugestivo.
    Pena que você citou apenas uma ferramenta: o blog.

    Parabéns pela entrega da atividade!
    Abraços, Vânia Musse

    ResponderExcluir